TESE DE MESTRADO SÔBRE POMBOS URBANOS REVELA INFORMAÇÕES INÉDITAS
"PESQUISA DE PROTOZOÁRIOS E HELMINTOS DE INTERESSE MÉDICO PRESENTES NOS EXCRETAS DO POMBO DOMÉSTICO Columba livia domestica" É O TÍTULO DA TESE DEFENDIDA POR MONICA SCHULLER NA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
A foto da reportagem mostra a sorridente Monica Schuller recebendo da mão de seu orientador , Prof. Dr .Pedro Manuel Leal Germano, a ata que registrou a arguição e defesa de sua tese depois de um árduo e difícil caminho de trabalho e pesquisa.
Muito pouco tem sido estudado no mundo a respeito de pombos.
A literatura é extremamente escassa sobre o assunto e Monica Schuller decidiu enfrentar o desafio, nada fácil, de fazer uma pesquisa totalmente inédita no mundo.
Ela procurou microrganismos (protozoários e helmintos) de interesse médico em excretas de pombos e foi muito bem sucedida na sua pesquisa.
Os resultados por ela demonstrados revelam uma nova faceta nesta criatura que habita as cidades e vive em estreito contato com o homem: a ocorrência de patógenos de importância médica para a Saúde Pública tais como Entamoeba coli, Ascaris, Ancylostoma e muitos outros.
Durante a pesquisa, Monica recolheu amostras de diversos locais com intensa presença dessas aves e trânsito humano como Centrais de Abastecimento, Centro de Armazenamento de Grãos, Fast Food, Praças e Cemitério.
Sem dúvida alguma seu trabalho contendo informações importantes e inéditas no mundo abre um caminho de pesquisas que pode ser trilhado por ela própria e por outros seguidores. Depois do trabalho de Monica Schuller nunca mais poderemos observar os pombos da mesma maneira.
10/5/2004