Esse site foi visitado: 3820023 visitantes.
 
 
Report OnLine - Área Exclusiva para Clientes
Login   Senha      


 ABC EXPURGO UM PASSO À FRENTE NO CONTROLE DE PRAGAS    info@abcexpurgo.com.br
BUSCA  

BIONEWS

BARATAS VOADORAS - UMA PRAGA DO VERÃO!!!!

É verão! E com o verão surgem todas as pragas. Siriris revoam nas tardes quentes em busca de um companheiro; formigas abandonam os seus formigueiros em grandes bandos para acasalar e colonizar novos habitats; mosquitos, então, nem se fala. Rodeiam nossas cabeças, perturbam o nosso sono, deixam marcas na pele delicada das crianças, é um horror. Sem falar das formigas, das traças, dos borrachudos, das mutucas, dos ratos, etc.....


 

Mas existe uma praga difícil de ser combatida e que está sempre presente no verão – as baratas “voadoras” , da espécie Periplaneta americana.

As suas aparições seguem um padrão. Elas entram voando por janelas, portas; ao entrar nas casas se debatem fazendo um barulho característico e assustador. São também chamadas de “cascudas”. Costumam aparecer em banheiros e cozinhas de apartamentos de prédios altos. Não importa a altura. Elas entram em apartamentos no décimo andar de prédios. Na prática, sabemos que este inseto é um habitante das canalizações subterrâneas, procurando espaços mais abertos, onde haja maior liberdade de movimentação.

São insetos de hábitos crepusculares e noturnos e costumam com frequência habitar nas rêdes pluviais e de esgôtos em número incalculável. A vivência indica que por diversas vezes, foi possível observar a presença destes insetos, em grande número, dentro de caixas de gordura, tubulações de esgotos, redes de águas pluviais, redes subterrâneas de energia. Quanto maior a quantidade de resíduos orgânicos presentes, tanto maior o número de espécimens encontrados. Em média, é possível encontrar de 500 a 5.000 baratas por visita, dependendo de vários fatores, tais como, tipo de matéria orgânica , tratamentos anteriores já efetuados, produtos anteriormente utilizados, extensão da rede, dentre outros.

Os pontos mais infestados costumam ser aqueles próximos à área de alimentação e vestiários nas indústrias de uma forma geral. Nas indústrias de alimentos e farmaceuticas os resíduos decorrentes da higienização das áreas de produção são um excelente atrativo para estes insetos. Nas residências as baratas costumam entrar por debaixo de portas de garagem ainda mais se houver uma boca de lobo proximo à entrada.

O adulto desta espécie tem cerca de 5 cm de comprimento e mais de 7 cm de envergadura quando está de asas abertas. Assim, ele necessita de espaço para se locomover e principalmente para distribuir as cerca de 90 bolsas de ovos que cada fêmea produz durante toda a sua vida. Ao contrário da espécie mais caseira, a Blattella germanica, a barata americana não carrega os ovos até a hora do nascimento. Ela produz os ovos, contidos dentro da ooteca e a libera, colando-a com saliva em locais de fartura de matéria orgânica, que darão condições de sobrevivência aos seus descendentes. Os indivíduos desta espécie vivem cerca de 440 dias e estão aptos para a reprodução em cerca de 6/7 meses.

7/2/2020

 

Al. Dom Pedro de Alcântara 618, São Bernardo do Campo - SP. CEP: 09771-281
NÃO TEMOS FILIAIS NEM REPRESENTANTES