Boletim Informativo No.: 26 1º Workshop TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS NO CONTROLE INTEGRADO DE Trata-se
DA ORGANIZAÇÃO O evento foi organizado por um esforço conjugado de duas empresas
DA TEMÁTICA Falando a uma platéia muito atenta, num espanhol muito bom, o Dr.
O CIP E A CULTURA BRASILEIRA Um dos pontos mais importantes neste Programa e que choca de frente EDIFICAÇÕES URBANAS - POUSO CERTO PARA POMBOS EDIFICAÇÕES URBANAS – POUSO CERTO PARA OS POMBOS As pombas domésticas ( Columba Livia ) são originárias do continente Europeu, e foram introduzidas na América do Sul por volta do século XVII. Desde então se fazem presentes em grande número no ambiente urbano, graças à sua grande facilidade de adaptação e reprodução. Apesar de simbolizarem a Paz, as pombas são consideradas pragas urbanas devido a sua característica obnóxia, justamente pelo fato de serem hospedeiras de diversos microrganismos que causam danos materiais decorrentes da deposição de sua fezes nos mais diversos tipos de construções, em materiais industrializados, em depósito de maquinarias, em telhados, entre outros, causando a degradação destes materiais. Estes fatos só vêm corroborar a necessidade de controle destas pragas, principalmente nas áreas industriais e comerciais, em especial na manipulação e produção de alimentos.
POMBOS – SÉRIO RISCO A SAÚDE A falta de informação das pessoas, que insistem em alimentar estes animais e a displicência de algumas indústrias alimentícias no que diz respeito principalmente à deposição de restos orgânicos, tem trazidos uma série de prejuízos às indústrias. Prejuízos estes ligados a reclamações trabalhistas, dias de faltas no trabalho, além de baixo rendimento na área de produção. Estes fatores se devem ao alto índices de contaminação decorrente dos parasitas e de outros microorganismos que se hospedam nos pombos, que muitas vezes podem ser letais. Dentre as doenças transmissíveis existe a Toxoplasmose, que pode causar cegueira, abordo e até a morte, além da Histoplasmose, Erisipela, Salmonelose, Candidíase e Aspergilose. Estas doenças são transmitidas ao homem principalmente por vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositas em caixas armazenadas, no chão, em beirais, em máquinas, ou em qualquer outro local defecado. A contaminação também pode ocorrer quando um funcionário que está manuseando uma caixa ou pacote que esteja recém defecado, e que permita o contato direto ( muitas vezes sem perceber ) das fezes com algum machucado exposto na pele. Outras forma de contaminação é através dos piolhos dos pombos.
POMBAS DOMÉSTICAS E CONSTRUÇÕES: ADAPTAÇÃO FACILITADA Devido às características de sus ancestrais, as pombas domésticas possuem grande facilidade de adaptação em qualquer lugar que as proporcione segurança e abrigo tanto para elas quanto para sua prole. Eles determinam pontos de observações nos locais mais elevados das construções, que no caso das indústrias é o telhado, parapeitos, nas tesouras abaixo de telhados, em vigas de galpões, em luminárias, em estruturas de ar condicionado, e em qualquer outra estrutura da construção onde eles tenham um panorama bem amplo da região. Estudos realizados com pombas domésticas comprovam que esta ave possui um alto grau de inteligência, e observou-se que elas estão sempre à procura de três componentes que são água, alimento abundante e abrigo. Quando as pombas se alojam em uma determinada empresa, certamente estes três componentes estão presentes, sejam eles encontrados no interior da empresa ou mesmo nas suas redondezas. A forma de descarte de restos de alimentos, principalmente nas indústrias alimentícias, deve ser adequada, de forma que não fiquem expostos e nem próximos à área fabril. Caso contrário os pombos irão se habituar a frequentar aquele local e, consequentemente se tornarão uma praga de difícil manejo. Mas como poderia uma pomba doméstica reconhecer um local onde há abundância de alimento? A resposta para esta questão é que as pombas voam em grupos e portanto existem mais "olhos" à procura do alimento. Eles têm até a capacidade de reconhecerem determinada pessoa que tem o hábito de lhes oferecer alimento, como ocorre muitas vezes em praças públicas.
COMBATE AOS POMBOS Está disponível no mercado de Controle de Pragas uma série de produtos que permitem a repelência destas pragas. Os mais utilizados dentre eles são os produtos de repelência mecânica, que impedem o pouso da ave nas estruturas, sem afetar a saúde destes animais. Dentre esses produtos estão o Gel Repelente, Espículas de aço inoxidável e Redes de Proteção. Estes produtos devem ser utilizados em pontos estratégicos de forma a impedirem o pouso destas pragas nas estruturas mais expostas das indústrias. As redes são utilizadas para impedir que os pombos invadam a Empresa através de orifícios, como lajes, janelas, fendas, etc., evitando assim que eles se abriguem e se reproduzam no interior do estabelecimento. Existem também produtos de repelência ultrasônica, cuja eficiência ainda é duvidosa, que depende de uma série de fatores do ambiente, como intensidade de ruídos, que diminuem a eficiência do produto em algumas empresas, mas em outras o funcionamento é satisfatório. A utilização destes produtos deve ser sob orientação técnica adequada, afim de não prejudicarem de forma alguma estes animais, de acordo com as Leis Brasileiras.
|
Fale
com a ABC Fone: (011) 4330-6644 |
Email
para ABC info@abcexpurgo.com.br |
|